Secretário José Bertotti garante a Rosa Santana apoio do Governo, a Camaragibe e ao Parque Aldeia dos Camarás

By Sanchilis Oliveira - 10:48

Secretário José Bertotti e Rosa Santana. Foto: Reprodução

Diante do cenário de destruição dos biomas brasileiros, com as fortes queimadas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado, além do descaso do Governo Federal frente ao problema, o debate acerca da preservação de áreas verdes se torna cada vez mais necessário. Responsável por parte da recarga hídrica de toda a Região Metropolitana do Recife e um dos principais refúgios de espécies de Mata Atlântica do Nordeste, a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe merece ser protegida e seus recursos precisam ser destinados para a sua conservação. O pulmão metropolitano foi o tema debatido no Projeto Live Seis e Meia, da pré-candidata à Câmara Municipal de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife, Rosa Santana, com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, nesta quinta-feira (24). 

Para José Bertotti, o uso das Áreas de Proteção Integral precisam ser mais restritas, porque “o Estado é parceiro e quer colaborar com a Prefeitura de Camaragibe na implantação do Parque Aldeia dos Camarás, porque as Áreas de Proteção Integral precisam ser mais restritas no seu uso, e um parque como esse, que vai ficar na borda da APA e de áreas de mais contato com a natureza, é exatamente aquele espaço onde a população se apropria desses ambientes, porque nós temos que preservar, nós temos que garantir a biodiversidade, mas nós temos também que abrir espaços de visitação, espaços de contato com a natureza. Essa luta se constitui agora com o apoio da prefeitura, com emendas parlamentares, e que vocês podem contar com o apoio do Governo do Estado”, explica Bertotti. 

Rosa Santa reforçou que é necessária essa luta conjunta para proteger os nossos mananciais, entendendo que “a gente precisa de unir forças, a gente precisa proteger os nossos mananciais, Aldeia precisa ser vista com um olhar diferente do Governo, a gente precisa ter uma proteção muito mais forte, porque água é vida e nossas fontes estão aí, se a gente não protege, se a gente não toma conta, se a gente não faz o corredor, se e a gente não tem essas mãos para lutarmos conjuntamente, vamos perder muito, principalmente, a Região Metropolitana, porque as pessoas acham que Aldeia é só um charme, mas Aldeia é parte da vida da nossa Região Metropolitana”, destacou a pré-candidata. 

Ainda segundo Rosa Santana, o papel do legislativo é ajudar o executivo no desenvolvimento do município, afirmando que “eu sou bem antenada e procuro estar sempre conversando com o pessoal do Governo e eu acho que esse é o papel de quem quer contribuir para o Município, é o papel do legislativo, ajudar o executivo a encontrar caminhos para o desenvolvimento local. Através das lives, eu estou trazendo conhecimento para o Município, e eu acho importante o Município se conhecer. Camaragibe é um Município estratégico para a Região Metropolitana, nós temos dentro desse município estratégico, que é serviço e comércio, toda uma área de sustentabilidade, nós temos o maior pulmão de Pernambuco dentro da cidade, que é o território de Aldeia”, enfatiza ela. 

Ainda segundo o secretário José Bertotti, a APA constitui uma parte importante de preservação da Mata Atlântica, por ser “a APA Aldeia-Beberibe uma parte importantíssima de um bioma que foi um dos mais atacados desde que o Brasil foi colonizado, que é a Mata Atlântica. A gente sabe que a Mata Atlântica, hoje no Brasil, tem se reduzido a pouco mais de 2% do que era a cobertura vegetal original do Brasil. A sociedade civil, os representantes e entidades reconhecidas no Brasil, como o S.O.S Mata Atlântica, têm procurado trabalhar na preservação e temos conseguido reduzir o desmatamento da Mata Atlântica”, complementa José Bertotti.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!