Coluna do Sabadão – A força de Lula Cabral na corrida pelo quarto mandato como prefeito do Cabo de Santo Agostinho

By Sanchilis Oliveira - 23:54

Prefeito do Cabo, Lula Cabral. Foto: Divulgação


O atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), já provou nas urnas que tem peso político suficiente para os embates eleitorais, com a experiência e ter vencido três eleições para prefeito, e em 2012 conseguido eleger seu Vado da Farmácia, na época seu vice-prefeito. 

Eleito em 2014 para deputado estadual sendo eleito com mais de 50 mil votos, sendo 25 mil deles depositados por eleitores cabenses. Dois anos depois, em 2016 já exercendo seu mandato como deputado estadual, Lula foi eleito pela terceira vez prefeito do Cabo, com mais de 66 mil votos, contra 44 mil votos do ex-deputado federal Betinho Gomes. 

Nas eleições de 2018 já a frente da prefeitura, Cabral conseguiu emplacar um mandato para a sua filha Fabíola Cabral, passando a ocupar uma das 49 cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na época a novata nas disputas eleitorais, conseguiu pouco mais de 41 mil votos dos pernambucanos, sedo 19 mil deles conquistados em solo cabense. 

Após passar por um difícil momento na sua vida pública, com o desenrolar da operação da polícia federal que apurou fraudes na previdência municipal, no montante de 92,5 milhões de reais, aplicados em fundos de risco, ou pobres na linguagem popular lhe rendendo uma ordem de prisão que o fez passar quase um ano em regime fechado. 

Após determinação que reverteu sua prisão para o regime domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica, o prefeito do Cabo conseguiu dar a volta por cima, graças a uma liminar deferida pelo presidente do STF, Dias Toffoli, autorizando seu retorno ao comando da gestão municipal, e a imediata suspensão a prorrogação do afastamento cautelar de Lula Cabral da gestão. 

Com todas essas experiências de vitórias políticas e duras derrotas também, como o caso da sua prisão, Lula, consegui manter seu grupo político, com poucas baixas na sua base de apoio. Dono de um capital eleitoral já testado no Cabo. Cabral buscará seu quarto mandato, aos 64 anos e com larga experiência no jogo político, o prefeito conta com a maior frente de partidos, o maior número de pré-candidatos a vereador, e não parou de se movimentar e de realizar ações nas comunidades, como obras e reformas, além de colocar em campo seu grupo e ele próprio estar nas ruas da cidade no corpo a corpo com a população. 

Por toda essa conjuntura, história, e força política, Lula Cabral não deve ser subestimado pela oposição, que terá que traçar uma excelente estratégia para o embate político. Vale salientar que o prefeito tem a máquina na mão, um grupo de pré-candidatos a vereadores considerável, uma militância aguerrida e o poder econômico bastante forte na sua base de apoio. Sem esquecer do fato de a oposição ainda não ter demonstrado ainda, uma unidade para o enfrentamento a toda essa estrutura que está na base do atual gestor. 

Cabo – Nomes importantes e fortes estão na corrida pela prefeitura, dois deles são o ex-prefeito Elias Gomes (MDB) que mesmo estando longe das disputas eleitorais no Cabo por muitos anos, teve seu filho nas disputas, mantendo seu grupo vivo, além da inserção que ainda tem entre os cabenses pelo fato de ter governado a cidade por duas veze. Outro nome forte é o do atual vice-prefeito Kéko do Armazém (PL), que assumiu a gestão por pouco mais de 300 dias, e implantou um verdadeiro canteiro de obras pela cidade, o que lhe rendeu uma popularidade, o tornando um dos políticos lembrados para concorrer a prefeitura. Na oposição a Lula Cabral nomes fortes não faltam para fazer das eleições de 2020 uma das mais concorridas da história recente do Cabo de Santo Agostinho. 

Primavera – A cidade que vem enfrentando a pandemia do Covid-19, tem dado exemplo aos demais municípios da Mata Sul, já são mais de 75 dias de barreira sanitária na entrada da cidade, além de entrega de unidade de saúde. Outro diferencial da gestão da prefeita Dayse Juliana, tem sido o rigoroso pagamento em dia dos servidores municipais, um diferencial em relação a prática da maioria das prefeituras da região. 

Escada – A cidade já conta com sete candidaturas a prefeitura, mas se destacam entre os nomes colocados, três pré-candidatos, a ex-deputada Mary Gouveia (PL), que disputou as eleições de 2016 perdendo por apenas 200 votos, o advogado Klaus Lima (PSB) que é o nome do Governador Paulo Câmara para a corrida municipal, e o ex-vice-prefeito e empresário Irmão Lailton (PSDB), que conta com uma alta popularidade e o apoio de grande parte da oposição que se uniu ao seu projeto. A eleição deverá ser polarizada entre esses pré-candidatos, e Escada terá após 16 anos uma eleição com sete candidaturas, a mesma quantidade de candidatos visto em 2004. 

Jaboatão – Em seu primeiro mandato o líder da oposição, vereador Daniel Alves (MDB), tem conseguido ganhar espaço na disputa pela prefeitura, isso aponta a primeira pesquisa divulgada, onde o pré-candidato aparece com 5% das intenções de voto. Sem grandes apoios, sem família de tradição política, o jovem parlamentar tem demonstrado força e garra para a disputa, que terá como principal obstáculo a ser superado, o atual prefeito Anderson Ferreira (PL) que aparece com 45% das intenções de voto e está com a prefeitura nas mãos. 

Camaragibe – Sem grandes adversários, a prefeita Dra. Nadegi (Republicanos), tem tudo para emplacar o segundo mandato como gestora do município. Tendo herdado o comando da cidade após a cassação de Demóstenes Meira, a prefeita tem importantes fatores ao seu favor, como a ausência de um nome forte na oposição, e as ações realizadas em pouco tempo, dando a sua gestão uma marca, como eficiência, humanização e proximidade com a população, isso porque Nadegi não faz cara feia quando o assunto é estar nas ruas da cidade dialogando e ouvindo a população. 

Pergunta que não quer calar – O cantor Rogério Som será o nome escolhido por Lula Cabral para compor sua vice na corrida pela prefeitura?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!