Coluna da quinta - Oposição em Jaboatão terá que traçar nova estratégia ou reeleição de Anderson Ferreira será consolidada com larga margem

By Sanchilis Oliveira - 08:17


Foto: Divulgação 

A oposição ao governo do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), terá que traçar uma estratégia para poder levar a disputa municipal para o segundo turno. O atual gestor conta atualmente com uma larga margem de intenção de votos, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Blog do Magno, apontando Anderson com 45% da preferência do eleitorado.

Empatados no segundo lugar estão os pré-candidatos do MDB, Daniel Alves, que é líder da oposição na Câmara Municipal, e o do PSB, Ulisses Tenório, ambos com 5% da intenções de voto para a prefeitura de Jaboatão. Outros nomes como os ex-deputados Silvio Costa (PRB), Eduardo Porto (PTC), e o deputado estadual Joel da Harpa (PP), pontuam de 3% para baixo. Os demais nomes ou são citados por 1% dos e leitores ou não pontuam na pesquisa. 

Os dados trazem a tona uma realidade na conjuntura política Jaboatonense, que a oposição ainda não encontrou seu lugar na disputa, e que o discurso dos pré-candidatos não empolgou a população, que ainda ver no atual prefeito a opção mais viável para governar os destinos da cidade, que é a segunda maior do estado de Pernambuco.

Fotos: Reprodução 


Caso a oposição não encontre um discurso que mine a popularidade de Anderson Ferreira, que convença os indecisos, e parte do eleitorado que tende a votar no atual prefeito, sua reeleição poderá se consolidar de forma estrondosa politicamente, projetando a família Ferreira para disputas maiores como a que virá em 2022, para sucessão do governador Paulo Câmara. Em contraponto à oposição poderá ser esmagada nas urnas.

Mesmo com todas as ondas ao seu favor, o prefeito Anderson não poderá se acomodar, porque Jaboatão tem histórico de mudanças bruscas em disputas eleitorais, e de emergir nomes desconhecidos no interesse do eleitor, como aconteceu nos últimos anos com Elias Gomes e o próprio Anderson Ferreira.

Primavera - A prefeita Dayse Juliana do PSB, caminha a largos passos para ser reeleita para comandar por mais quatro anos a pequena cidade da Mata Sul, em seu primeiro mandato eletivo a gestora pretende repetir a chapa com Kaká na vice pelo PDT. A alta popularidade da prefeita e a boa avaliação de sua gestão, são os ingredientes principais que poderão consolidar a renovação do seu mandato.

Silvio Costa - Mesmo com 2% nas intenções de voto para a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o ex-deputado federal não deve ser subestimado pelo prefeito Anderson Ferreira, isso porque na oposição, Silvio, carrega consigo quatro ingredientes importantes no jogo político, coragem, disposição, discurso e boa retórica para enfrentar uma disputa majoritária. Os préstimos do prefeito Anderson Ferreira não são de se jogar fora, mas ter um adversário do nível de Silvio Costa lhe renderá um grande trabalho na campanha.

PT- Marília Arraes mesmo tendo sofrido uma derrota no diretório municipal do Recife, orquestada pelo senador Humberto Costa (PT), conseguiu consolidar seu nome psra a disputa, e conta com o aval da nacional, que já decidiu por sua candidatura à prefeita da capital pernambucana. Resta a Marília organizar sua tropa, sua chapa, as alianças e cair na rua.

Pergunta que não quer calar : O aumento do prazo para o dia da eleição beneficiará quem? Os prefeitos de mandato ou a oposição?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!