Coluna da quarta - Ala jovem do PDT de Pernambuco tem importantes nomes para a corrida municipal em Recife, Vitória e Jaboatão

By Sanchilis Oliveira - 05:28

Fotos: Reprodução 

Desde a eleição do deputado federal Túlio Gadelha em 2018, que a onda de renovação dos quadros políticos do PDT vem tomando conta do diretório de Pernambuco. Com um tom sempre muito conciliador e agregador, o jovem deputado federal, tem conseguido levantar e oportunizar debates importantes dentro do partido, um deles é a renovação dos quadros políticos, e a renovação de diretórios municipais do PDT estado a fora.

Três exemplos desse movimento realizado por Túlio, são as pré-candidaturas a prefeito de dois nomes da ala jovem pedetista, na cidades Vitória de Santo Antão com André Carvalho, e em Jaboatão dos Guararapes com Maíra Vilar. Além da própria pré-candidatura de Túlio a prefeitura do Recife. Ambas postulações contam com o aval do presidente nacional Carlos Lupi, e do presidenciável Ciro Gomes.

Além destes dois nomes, que provavelmente irão disputar as eleições majoritárias nessas duas importantes cidades, o deputado federal Túlio Gadelha, conseguiu no Recife compor com muita gente boa, trazendo pessoas para as fileiras do PDT, dois exemplos disso são os ativistas políticos, Pedro Josephi que é advogado e presidente da fundação Leonel Brizola em Pernambuco, e a psicóloga e defensora dos direitos LGBTQI+, Maria do Céu, ambos tem os nomes lembrados para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal da capital.

O desempenho destes nomes nas eleições de novembro, poderá trazer ao PDT uma onda ainda maior de renovação, caso saiam das urnas com um número considerável de votos, ou na melhor das hipóteses algum deles eleitos. Isso representará força contra a ala mais veterana do partido, que já é acostumada a forma cartorial, e pragmática de conduzir a legenda em Pernambuco.

Câmara de Primavera - Um nome que surge com fortes chances de alcançar uma vaga no parlamento primaverense, é o comerciante Irmão Alberto do Danone, filiado e presidente do DEM na cidade, o grupo tem como objetivo para as eleições de novembro, eleger ao menos dois vereadores, e Alberto é cotado como um dos possíveis eleitos na composição do Democratas. 

Jaboatão - O ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos) e pré-candidato a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, contestou o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Potencial, e disse que o prefeito Anderson Ferreira (PL), está em céu de Brigadeiro, ou seja, sonhando. Nos dados trazidos por Silvio, que segundo ele, afirma ter pesquisas internas, o atual prefeito não atinge 25% das intenções de voto e ultrapassa os 60% de rejeição do eleitorado Jabiatonense. Além de 93% da população não saber da sua pré-candidatura a prefeito do município.

Escada - A ex-deputada estadual Mary Gouveia (PL), que é pré-candidata a prefeita de Escada, já está com tudo pronto para a corrida eleitoral que começa oficialmente em setembro, seja no formato online ou presencial, a pré-candidata afirma está com o time preparado para cair em campo. Nas eleições de 2016, Mary perdeu por apenas 200 votos, obtendo na época 17.040 votos. Para a corrida municipal deste ano, ela deverá enfrentar nomes de peso, como Klaus Lima (PSB) nome apoiado pelo governo municipal e estadual, e conta com o peso da máquina, o jovem engenheiro Jadson Caetano (Cidadania), que tem crescido no gosto do eleitorado, e o empresário e ex-vice-prefeito Irmão Lailton (PSDB), que aparece como seu principal opositor e concorrente na disputa majoritária.

Escada 1- Pesquisas internas apontam uma polarização entre os pré-candidatos a prefeito de Escada, Irmão Lailton (PSDB) e Mary Gouveia (PL), segundo correligionários ligados aos dois lados, há um empate técnico e que a decisão de quem será o vice-prefeito para compor a chapa, poderá definir o rumo das eleições.

Cabo de Santo Agostinho - Ligado a família Ferreira, o pré-candidato a prefeito, e atual vice-prefeiro Kéko do Armazém (PL), tem ganhado espaço a cada dia para ser o principal nome da oposição ao prefeito Lula Cabral (PSB), de acordo com pessoas ligadas ao pré-candidato, Kéko aparecem bem posicionado nas pesquisas e que ele deve polarizar a disputa com Lula Cabral. O Cabo conta com outros nomes de peso como o ex-prefeito Elias Gomes (MDB), o delegado Antonio Resende (Podemos), alem dos vereadores Arimateia (Solidariedade) e Ezequiel (PT), que deverão estar na disputa pela prefeitura.

Pergunta que não quer calar: A pesquisa realizada em Jaboatão dos Guararapes, retrata um cenário real ou apenas um momento no meio de tanta turbulência política e social vivida na cidade?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!