Coluna da sexta-feira - Silvio Costa se consolida como principal opositor ao prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira

By Sanchilis Oliveira - 03:04

Foto:  Ricardo Fernandes/DP

O ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Silvio Costa (PRB), vem consolidando seu espaço na oposição a gestão do prefeito Anderson Ferreira (PL). Além de ter um discurso forte de chamar a atenção, pelo tom que utilizada e a boa retórica, Costa tem mirado em um dos pontos fracos do prefeito, que é seu próprio ego. 

Um tanto narcísico, o prefeito tem se deixado levar pela estratégia de seu opositor, um dos casos foi o elogio feito pelo ex-deputado ao prêmio da ONU recebido pela gestão municipal na área da educação, em áudio enviado ao próprio Anderson em 2019. Trazendo a cena o ex-deputado e formando uma polarização. 

O áudio viralizou na cidade mas não passou de uma cortina de fumaça, na mensagem Silvio dizia que Anderson estava reeleito pela conquista na educação com o prêmio da ONU. 

A linha de ataque adotada pelo grupo do governo foi, usar a mensagem como um oportunismo do ex-deputado que hoje em dia é um crítico ferrenho de Anderson. 

Mesmo com o vazamento do áudio elogioso, e toda repercussão que deu, Silvio tem ganhado espaço pelos pontos fracos da gestão, como a ausência do governo na periferia da cidade e nos bairros mais distantes. Outras críticas que ganharam força, foram sobre as políticas de combate ao Covid-19 adotadas pela prefeitura de Jaboatão, o opositor sempre fazendo uma comparação com Recife. 

“Enquanto Recife abriu e estruturou mais de 300 leitos de UTI, Jaboatão fez apenas 5, lembrando que a cidade tem mais de 700 mil habitantes” criticou. 

Outras vozes quem vem a mais tempo fazendo oposição a gestão Ferreira, como o pré-candidato a prefeito Daniel Alves (MDB) que é vereador e líder da oposição na Câmara Municipal, e tem perdido espaço para Silvio Costa, que já firmou acordo com alguns nomes da oposição para apoio em um eventual segundo turno das eleições em 2020. 

Marília – Em reunião nesta terça com todos os representantes dos diretórios regionais do PT, a presidente do partido Deputada Gleisi Hoffmann, deixou explicita e cristalina que a candidatura de Marília Arraes a prefeitura do Recife é uma prioridade, a pré-candidata não demonstrou nenhuma surpresa, pois além de vir construindo dentro do partido um caminho para ser o nome indicado a disputa, seu nome ganhou densidade eleitoral para tanto. O PT disputou todas as eleições das duas últimas décadas, nas que perdeu, sempre disputou o segundo turno ou ficou entre os três mais votados. 

Câmara do Cabo – Um nome que circula com força e possibilidade de ocupar uma das cadeiras do parlamento cabense, é o do cantor de brega Rogério Som, recém filiado ao PDT e aliado do atual prefeito Lula Cabral (PSB), o cantor se intitula um soldado a disposição para somar no grupo de Lula. 

Cabo – Rogério som é lembrado para compor a chapa de Lula Cabral, como vice-prefeito. Rompido com seu vice-prefeito Kéko do Armazém (PL), Lula não descartou a possibilidade de ter o cantor de brega na sua vice, Rogério Som é muito popular nas comunidades do Cabo de Santo Agostinho. 

MEC - Com um nome técnico no comando do ministério, Bolsonaro pode ter mudado a estratégia de ter um militante a frente da pasta, que lhe custou bastante tempo e desgaste com o congresso, até onde parece o MEC não deverá ser mais o epicentro de crises no governo federal. O ministro Carlos Alberto Decotelli da Silva, apesar de ser um membro do governo tento passado pela Presidência do FNDE, já deixou claro que é um técnico e que não tem competência para entrar no debate ideológico. 

COVID 19 - O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou de videoconferência realizada com o governador Paulo Câmara (PSB), os secretários de Saúde, André Longo, e de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, o assessor especial da Casa Civil, Márcio Stefanni, além do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes, para debater ações de combate à Covid-19, o novo coronavírus, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O deputado destacou o trabalho que vem sendo realizado no município pelo governador Paulo Câmara, com o apoio das secretarias de Estado. “Celebramos o convênio para que a Univasf receba do Governo do Estado 40 novos respiradores para atender os pacientes em estado mais grave. Ainda serão entregues mais 20 mil máscaras para garantir a segurança dos profissionais de saúde. O avanço no número de casos na cidade é uma clara demonstração de que o esforço deve ser conjunto entre municípios, estado e união. Especialmente quando se trata de salvar vidas”, disse. 

Pergunta que não quer calar: O PSB entrará na disputa pela prefeitura de Jaboatão ou manterá o silêncio absoluto com um dos seus principais rivais no estado?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!