Seis cidades penambucanas poderão ter segundo turno nas eleições de 2020

By Sanchilis Oliveira - 14:41


Foto: Divulgação

As eleições de 2020 em Pernambuco, serão marcadas pelo ingresso de duas cidades na possibilidade de eleição em dois turnos, Paulista na região metropolitana, e Petrolina no sertão são as novatas nessa modalidade de disputa eleitoral.

O que muda na disputa eleitoral nas cidades que há disputas em dois turnos, é a formação dos palanques, isso porque uma eleição disputada em dois níveis possibilita múltiplas candidaturas, dando ao debate uma amplitude maior sobre as demandas das cidades.

Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife já são três veteranas em disputas eleitorais de dois turnos, novata nas eleições de 2016, Caruaru já passou pela experiência de debater quem iria administrar a Cidade com segundo turno entre Raquel Lyra (PSDB) que saiu vitoriosa, e o deputado estadual Tony Gel (MDB). Inaugurando essa modalidade nas eleições de 2020, Paulista e Petrolina deverão passa pela experiência em outubro.

Este sistema foi introduzido em Portugal pela Constituição de 1976 apenas para as eleições presidenciais, e no Brasil a partir de 1988 com a promulgação da nova constituinte. Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria de 50% mais um dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda votação entre os dois candidatos mais votados.No Brasil cidades acima de 200 mil eleitores obrigatoriamente tem eleições em dois turnos caso nenhum candidato alcance 50% + 1 dos votos válidos.

As cidades pernambucanas que poderão levar as disputas para o segundo turno tem o seguinte número de eleitores, Jaboatão dos Guararapes com 452.273, Paulista 214.754, Petrolina 208.420, Recife 1.154.954, Olinda 281.963 e Caruaru 223.109 mil eleitores aptos a votar no dia 04 de outubro. Os dados são do TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!