Coluna desta segunda-feira 20/05/2019 - Gestões municipais com passos acertados

By Sanchilis Oliveira - 01:41

Prefeitos, Miguel Coelho, Raquel Lyra e Geraldo Júlio. Foto: reprodução

Várias prefeituras pernambucanas vem sofrendo graves problemas com a crise econômica e política que o país vem atravessando. Com a economia desacelerada, o Brasil atravessa umas das maiores crises desde a redemocratização, com isso as gestões municipais consequentemente sofrem para fazer o dever de casa, na administração das cidades. Em Pernambuco algumas cidades vem se destacando por apresentarem resultados positivos em meio a turbulência, Recife sob o comando do PSB a 7 anos, tendo a frente o prefeito Geraldo Júlio, a capital do estado vem apresentando avanços, com a construção de unidades de saúde como o Hospital da Mulher, inauguração dos Compaz, pavimentação de ruas, construção de ciclofaixas, requalificação da Conde da Boa Vista além de diversos projetos sociais. A gestão de Geraldo Júlio conta com total apoio do Governo do Estado e do PSB que comanda o estado a 13 anos. Recife conta também com a maior arrecadação do estado, e diferente dos municípios médios e pequenos, não depende diretamente do Fundo de Participação dos Municípios.

Petrolina sob o comando dos oposicionistas as forças palacianas, com  Clã político da família Bezerra Coelho, que tem como prefeito o ex-deputado estadual, Miguel Coelho (sem partido), que conta com o poio do seu pai e senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é líder do governo Bolsonaro n senado e tem transito livre no governo. Além do deputado federal Fernando Filho (DEM), e do deputado estadual Antonio Coelho (DEM), uma das cidades do estado com maior representação nas três principais instâncias do poder legislativo brasileiro, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Além da força política que dar base ao governo de Petrolina, Miguel te realizado obras pela cidade, requalificação de ruas, inauguração de unidades de saúde, requalificação da iluminação das principais ruas e avenidas da cidade, e investimento em educação, além do cuidado com o bioma da região e a preservação da vida no Rio São Francisco, que gera emprego e renda no sertão e em Petrolina.

Tendo a frente da gestão em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra do PSDB, também vem se destacando na gestão, apesar de ser a única política da família com mandato, a prefeita se mostrou combativa ao vencer Tony Gel em 2016 com toda a força do Palácio do Campo das Princesas. Na gestão a prefeita tem corrido contra o tempo para mostrar trabalho, apesar de não ter experiência como gestora, ela tem se mostrado bastante vocacionada para o cargo, tem realizado obras pela cidade, investido na cultura local como a realização do São João, que movimenta a economia, além da requalificação das feiras livres, que é um setor de grande produtividade em Caruaru.

Estar três cidades de grande porte, tem mostrado que mesmo vivendo um arrocho nas contas, há criatividade de seus gestores, aliados a estratégias de alianças políticas, e execução de obras que atingem diretamente a vida da população. Esses prefeitos tem em suas mãos grandes populações e orçamentos gigantes, além do poder representativo que abre grandes portas no cenários estadual e nacional.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!