Coluna desta sexta-feira 26/07/2019 - Elias Gomes deverá retornar a disputar a eleição no Cabo de Santo Agostinho

By Sanchilis Oliveira - 19:09

Elias Gomes ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes. Foto: Valter Andrade

Com as arrumações políticas nesse período pré-eleitoral, as cidades estão vivenciando ajuste e diálogos na conjuntura eleitoral, no Cabo de Santo Agostinho o retorno do ex-prefeito Elias Gomes (PSDB) a disputa pela prefeitura local, surge como um fator novo porém esperado pelos políticos locais, e pelo clã liderado pelo prefeito afastado Lula Cabral (PSB), que mesmo fora do comando da prefeitura, é a figura que dar as cartadas no rumo político do grupo governista, que hoje está sob o comando aparente do prefeito em exercício, Kéko do Armazém (PDT).

Kéko do Armazém e Lula Cabral. Foto: divulgação
Mesmo fora do comando direto, o prefeito afastado Lula Cabral, ao que tudo indica é quem manda na gestão de Kéko, isso pode ser percebido pelo secretariado que ficou praticamente estático desde de a prisão de Lula, apenas mudanças muito tímidas forma feitas.

Os cargos estratégicos do governo municipal no Cabo ainda permanecem sob o comando dos secretários indicados por Lula Cabral, tornando assim o prefeito Kéko do Armazém um tipo de rainha da Inglaterra, reina mas não governa.

Com essa celeuma entorno do governo municipal e do grupo liderado por Lula Cabral, quem vem articulando seu retorno na disputa eleitoral cabense, é o ex-prefeito Elias Gomes, que saiu da política em sua cidade natal, para governar Jaboatão do Guararapes por dois mandatos. Desde janeiro de 2017 sem mandato, o ex-prefeito tentou se tornar deputado estadual mas não obteve êxito em 2018. E agora poderá aproveitar essa depressão no governo Cabral, para retornar ao cenário.

Deputada Fabíola Cabral e o seu pai prefeito afastado Lula Cabral. Foto: divulgação

Outros nomes como o Delegado Antonio Resende (PP), e o empresário Eduardo Cajueiro (sem partido), surgem como vias alternativas a polarização que o cabo vive por mais de duas décadas, entre os Cabral e os Gomes.

Por outro lado Lula Cabral ainda não definiu quem será seu candidato, circulam nos bastidores que há um racha no grupo, parte quer a indicação da Deputada Estadual Fabíola Cabral (PP), outra parte deseja a indicação do vice-prefeito, Kéko do Armazém para continuar no comando da prefeitura. Lula tem esse poder na mão, por gozar de alta popularidade com a população, e é tido como o melhor prefeito que o Cabo já teve, mesmo com essa baixa em sua biografia, o político ainda reúne grande poder político na cidade.

Uma coisa é certa, a disputa no Cabo de Santo Agostinho deverá ser acirrada e cheia de surpresas, até chegar o prazo das convenções partidárias, quando são escolhidos e oficializados os nomes para a disputa, muitas águas vão rolar, e fatos políticos podem modificar o que se espera do cenário político eleitoral.

Uma pergunta que não quer calar: Quem será o ungido por Lula Cabral para disputar a prefeitura?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!