Coluna desta segunda-feira - 22/07/2019 - Forças políticas em destaque para as eleições 2020 na Mata Sul

By Sanchilis Oliveira - 14:07

Rumo as eleições de 2020, quatro lideranças se destacam para a disputa majoritária na Mata Sul

Marcello, Lailton, Dayse e Noé, Foto: divulgação

A Mata Sul de Pernambuco é uma região de tradição política e de protagonismo na conjuntura estadual, a disputa pelas prefeituras já estão iniciadas ao menos no plano das arrumações e conversações políticas.

As cidades de Escada, Primavera, Ribeirão e Água Preta, deverão protagonizar disputas acirradas e marcantes nas eleições municipais do ano que vem. Os nomes que se destacam para o pleito de 2020, são os dos atuais prefeitos, Marcello Maranhão (PSB), que buscará a reeleição em Ribeirão, Dayse Juliana (PDT) que também tentará renovar seu mandato em Primavera. Já em Escada o nome que desponta com favoritismo ao comando do executivo, é o empresário Lailton Nogueira (Sem Partido), que já declarou que disputará as eleições no próximo ano, em Água Preta, o atual vice-prefeito de Xexéu, Noé Magalhães (PSB) é o favorito contra o prefeito Eduardo Coutinho.

Os prefeituráveis vem se destacando em seus municípios, e devem apontar que a Mata Sul, será uma das regiões que protagonizará no estado as principais e mais acirradas disputas no interior. Isso porque contra Marcello Maranhão, estará o grupo do ex-prefeito e atual deputado estadual Clóvis Paiva (PP), contra Dayse Juliana, estão os ex-prefeito Galego do Gás (PSB) e Rômulo Pão com Ovo (PP) que poderão se unir contra a prefeita, em Água Preta a disputa poderá ser entre o ex-deputado federal João Fernando Coutinho (PROS), que é filho do atual prefeito, e o empresário Noé Magalhães. Já em Escada a disputa se dará entre a ex-deputada estadual Mary Gouveia (PSC), que conta com o apoio do prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL), e da oposição ao governo do estado, contra o empresário e ex-vice-prefeito de Escada, Irmão Lailton, que deverá ser o nome de Paulo Câmara e das forças governistas nas eleições municipais na cidade.

Outa questão a ser observada é que além de as forças estarem ligadas ao governo do estado, são nomes que estão no início de suas carreiras na política, todos com menos de oito anos de inserção na vida política, e no exercício de mandatos eletivos. Um movimento que poderá somar positivamente, contras as forças tradicionais das cidades onde buscarão seus mandatos.

Uma coisa é certa, Escada, Primavera, Ribeirão e Água Preta, serão destaques nas eleições de 2020, pelas acirradas batalhas que estão previstas. E as forças que estão por trás destes nomes também contarão na matemática do voto.

Pergunta que não quer calar: E os vices que peso terão nessa arrumação pelas disputas majoritárias?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!