Coluna desta quinta-feira - 25/07/2019 - Gleide Ângelo e Anderson Ferreira poderão protagonizar a disputa mais acirrada da história de Jaboatão

By Sanchilis Oliveira - 15:55

Gleide Ângelo e João Campos campeões de votos entre os deputados estaduais e federais.
Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A disputa pela administração de Jaboatão dos Guararapes, segunda maior prefeitura de Pernambuco, deverá protagonizar um embate de tirar o fôlego, isso porque o governador Paulo Câmara (PSB), deverá apostar no nome da deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB), para destronar o prefeito Anderson Ferreira (PL), que buscará em 2020 a renovação do seu mandato como gestor do município.

Jaboatão, tem uma população expressiva com mais de 644 mil pessoas, com um eleitorado de 447 mil votantes, uma arrecadação mensal que gira entorno de 80 milhões de reais, além do prestígio e poder de ter o segundo maior mandatário municipal no estado. Influenciando diretamente nas eleições estaduais para governador. Como aconteceu em 2018, com o apoio do atual prefeito Anderson Ferreira, ao grupo de oposição liderado pelo ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB), que por uma pequena margem não conseguiu levar o jogo para o segundo turno com o governador Paulo Câmara.

Gleide por sua vez surge como nome natural por ter obtido um destacado desempenho nas eleições de 2018, quando disputou pela primeira vez um mandato, sendo eleita como a mulher mais votada da história de Pernambuco, chegando a marca de 412 mil votos em todo estado. Em Jaboatão seu desempenho foi de espantar pois já saiu eleita da cidade onde obteve 66 mil votos, batendo o candidato do prefeito, o seu pai, Manoel Ferreira (PSC), que obteve 18 mil votos, e seu irmão o deputado federal André Ferreira, que conseguiu na cidade pouco mais de 40 mil votos, somando os dois não chega no resultado da Delegada nas urnas jaboatonenses. 
Anderson Ferreira prefeito de Jaboatão. Foto: divulgação

Com esse trunfo na mão, o PSB de Pernambuco tem reunido todas as condições de  emplacar a deputada Gleide na gestão da cidade, com alta popularidade, e simpatia natural de sua personalidade, a parlamentar tem tirado o sossego do prefeito Anderson, por se ver ameaçado de perder o maior posto conquistado por sua família, o prefeito tem sonho de ser candidato a governador de Pernambuco em 2022, quando termina o quarto mandato do PSB na gestão do estado, e o segundo mandato do governador Paulo Câmara. Atualmente o Clã Ferreira detém a presidência do Partido Liberal (PL), e do Partido Social Cristão (PSC) em Pernambuco, o que lhes garante tempo de TV, e já começam com dois partidos de médio porte na composição de uma eventual Frente.

Basta agora convencer a deputada de encarar a empreitada, que se for analisado friamente, a parlamentar não terá nada a perder, e poderá se tornar prefeita da segunda maior cidade, além de ter todo aparato do governo estadual e do PSB para gerir o município. Já o desafio do prefeito Anderson e superar as dificuldades de sua gestão, na saúde, na limpeza urbana, e em algum serviços pontuais na cidade, além de acrescentar o passo na articulação política, para se prevenir do avalanche do PSB que deverá vir para cima dele.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!