Opinião - Fatos novos na política de Jaboatão em 2020

By Sanchilis Oliveira - 11:31

Deputados Gleide Ângelo e Joel da Harpa. Fotos: Divulgação


Em ano pré-eleitoral é normal as especulações sobre os nomes que irão disputar as eleições, esse é um movimento que faz parte do processo político. Em Jaboatão dos Guararapes na região metropolitana do Recife, não é diferente. 

Está circulando nos bastidores da política jaboatonense os nomes dos deputados estaduais, Joel da Harpa (PP), e da socialista Delegada Gleide Ângelo (PSB). Caso se co solidem essas duas figuras podem mecher no tabuleiro eleitoral, que hoje é favorável ao prefeito Anderson Ferreira (PR), que tentará a reeleição.

Não é novidade que o PSB tem plenos interesses no controle da segunda maior cidade do estado, Jaboatão dos Guararapes, tem a segunda maior arrecadação de Pernambuco e uma população de mais de 690 mil habitantes, além de uma diversidade cultural e econômica gigantesca.

 Os últimos prefeitos que governaram Jaboatão não eram do PSB nem alinhados com o governo Eduardo e Paulo, a exemplo de Newton Carneiro eleito pelo nanico PSDC, Elias Gomes do PSDB, e o atual prefeito Anderson Ferreira do PR, que é declarado oposição ao governo do estado.

Gleide Ângelo seria a aposta mais possível de galgar o êxito esperado pelo OAB em Jaboatão, visto que a deputada obteve cerca de 66 mil votos sendo 22,80% dos votos válidos na cidade, credenciado seu nome para a disputa majoritária de 2020, surge através da deputada a chance do PSB ter o controle a segunda maior cidade de Pernambuco.

Já Joel da Harpa que tem o aval do PP, mostrou na eleiçãode 2018 que tem garra para enfrentar os embates eleitorais, o parlamentar conseguiu renovar seu mandato dobrando sua votação, obtendo mais de 40 mil votos em todo estado, apesar de ter obtido apenas pouco mais de 5 mil votos em Jaboatão, o deputado mostrou que sabe brigar e tem disposição para grandes desafios.

Neco, Anderson e Elias. Foto: Divulgação

Já conhecidos e com a imagem desgastada na política são esperadas as candidaturas de prefeito Anderson Ferreira  (PR) que tentará renovar seu mandato, o ex-prefeito Elias Gomes (PSDB), que governou a cidade por 8 anos, e o ex-vereador por vários mandatos Manoel Neco (PP) que busca uma nova sigla para entrar no páreo. Uma coisa é certa Jaboatão viverá uma das eleições mais conturbadas e disputadas dos últimos 20 anos.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!