Coluna desta terça-feira 29/01/2019 - Túlio Gadêlha e os tempos de mudança no PDT de Pernambuco

By Sanchilis Oliveira - 14:34

Túlio Gadelha no Ato de Filiação em 2018 na sede do PDT em Recife. Foto: Divulgação

Com as eleições de 2018, o PDT de Pernambuco conseguiu o feito de ampliar a bancada federal, de um para dois deputados federais pela sigla. Sendo eles o Deputado Woney Queiroz que vai apara seu quinto mandato, e o deputado Túlio Gadêlha, que traz ao partido ares de renovação nas terras pernambucanas.

Divergências do ponto de vista programático dentro do PDT entre os partidários, é publico e notório, um das principais queixas de alas mais ligadas a Gadêlha, e do próprio parlamentar, é a aforma como o PDT é conduzido no estado, de forma cartorial, pragmática e fisiológica. "Já são cinco anos de presidência de Woney e até o momento só houveram dois encontros partidários" se queixou Túlio em entrevista concedida ao Jornal Folha de Pernambuco.

Túlio, que venceu as eleições de 2018 com pouco mais de 75 mil votos, entra na cota de parlamentares eleitos sem tempo de TV, com apoio da militância gratuita, e através das redes sociais, sem ser de família tradicional, ou de influência econômica no estado.

Túlio em ato contra o aumento das passagem na RMR. Foto: Divulgação
Agora terá a missão árdua de combater o fisiologismo do PDT em Pernambuco, orquestrado pelos deputados Woney e Zé Queiroz, caciques que controlam a sigla. Mais ligado a Ciro Gomes, nome que representou os trabalhistas nas eleições presidenciais, o peso da aproximação com Túlio poderá pesar no rumo do PDT, isso já para com início imediato visando as eleições de 2020, para as prefeituras de todo país.

"O PDT precisa marcar posição política para as eleições de 2020 nas cidade brasileiras, para que em 2022 o projeto chegue com força e consolidado" afirmou Túlio.

Não descartando a possibilidade de candidatura majoritária a prefeitura do Recife, Gadelha deixou nas entrelinhas que atenderá o chamamento do partido para aquilo que for melhor para o projeto político da agremiação.

Aliados de Túlio esperam que até março de 2020, o PDT mude de posicionamento, saia do pragmatismo, e abra as portas para a mudança de postura, visando as eleições municipais, priorizando as candidaturas majoritárias nas cidade de Pernambuco, como é o caso de Vitória de Santo Antão, com André Carvalho, aliado de Gadêlha, e outras cidades que já dialogam com esse movimento de candidaturas próprias pelo PDT.

O cabo de guerra agora é arrancar ou dividir as instancias de decisão, hoje na mão do Clã Queiroz.


Capacitação no Cabo:  Moradores do Cabo de Santo Agostinho recebem capacitações sobre formalização e empreendedorismo durante todo o mês de fevereiro. As palestras e oficinas são realizadas pela Unidade Mata Sul do Sebrae, em parceria com a Prefeitura e acontecem na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, no Centro da cidade, e no Conselho Social de Moradores , no bairro de Pontezinha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos locais das capacitações.
Em Pontezinha, as oficinas acontecem sempre no período da tarde, das 13h às 17h. No dia 31 de janeiro, acontece o primeiro encontro que vai dar dicas de como empreender. Nos dias 7, 14 e 21 de fevereiro, os temas serão planejamento, fluxo de caixa e orientações para definir preço de venda respectivamente.
Já na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, as capacitações acontecem pela manhã, das 9h às 11h. Serão três palestras, nos dias 5, 12 e 19 de fevereiro, nas quais os participantes poderão tirar dúvidas sobre a formalização para o Microempreendedor Individual.

Governo do Estado: O governador Paulo Câmara apresentou, na tarde da última segunda-feira (28/01), ao ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, os pleitos estratégicos de Pernambuco para os próximos quatro anos. A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina e ações estruturadoras nos Portos de Suape e do Recife foram recebidas como prioridade pelo ministro, que concordou com a posição de Paulo Câmara de que é preciso encerrar o contrato com a concessionária da ferrovia e iniciar um novo ciclo com a retomada das obras.

Betinho Gomes: Corre nos bastidores da política cabense, que o deputado federal Betinho Gomes (PSDB), que está encerrando seu mandato na Câmara dos Deputados, disputará as eleições de 2020, para vereador do Cabo de Santo Agostinho, seria um recomeço para o político, que já disputou diversas vezes a prefeitura da cidade.

SINTRAME: O Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Escada, realizará na próxima quinta-feira (31/01), uma assembleia geral na frente da sede do governo municipal, a principal reivindicação da pauta dos servidores, é o reajuste salarial. O ato deverá ter início as 08:00 horas da manhã.

Pergunta que não quer calar: O PDT em Pernambuco sairá do orbita do PSB para galgar espaços maiores? ou permanecerá na síndrome de ser apenas moleta?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!