Coluna desta terça-feira 22/01/2019: Elias Gomes ainda é o nome da oposição em Jaboatão para disputar com os Ferreiras

By Sanchilis Oliveira - 02:20

Elias Gomes e Anderson Ferreira. Foto: Divulgação

Na disputa pela prefeitura da segunda maior cidade do estado de Pernambuco, os nomes naturais na disputa pelo controle do executivo, são o do atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), e o ex-prefeito Elias Gomes (PSDB).

Caso se confirme o quadro político de Jaboatão, será uma disputá clássica, entre dois nomes de peso na política local. Apesar do atual prefeito estar fazendo uma administração razoável, e com bastantes obras em andamento, sua reeleição não deve se dar de forma fácil, isso porque o ex-prefeito Elias, ainda goza de bastante prestígio e admiração entre os eleitores jaboatanenses, pela forma como conduziu seus oito anos a frente da prefeitura.

Mas o Clã Ferreira, além de ter mostrado que sabem fazer política e jogar o xadrez das articulações, saiu das urnas mais fortalecidos, com a eleição de Manoel Ferreira (PSC) para deputado estadual, e André Ferreira (PSC), para deputado federal.

Apesar do capital eleitoral bastante significativo, a família Ferreira deve ter cuidado e não despeçar grupo, pois a habilidade de Elias Gomes em juntar pessoas vai além do que se imagina, ele provou isso quando chegou em Jaboatão totalmente desconhecido, e se tornou prefeito.

Uma situação possível e esperada nos bastidores da política de Jaboatão, é uma possivel junção do ex-vereador e ex-candidato a prefeito nas eleições de 2016, Neco (PP), com Elias, isso fortaleceria ainda mais o nome do tucano para a disputa em 2020, visto que Neco só não ganhou as eleição passada quando era favorito por conta da operação Caixa de Pandora, que lhe tirou a faixa de prefeito, caindo no colo de Anderson Ferreira.

Ventos palacianos: Corre por fora o nome da Deputada Estadual eleita, Delegada Gleide Ângelo (PSB), como possível nome do palácio para a disputa pela prefeitura, isso porque a pessebista saiu das urnas eleita apenas de Jaboatão dos Guararapes, onde obteve mais de 66 mil votos. Essa seria a carta na manga do governador paulo Câmara visando 2020.

Progressistas de olho: Segue também nas rodas de conversas dos bastidores da política jaboatanense, o nome do deputado estadual, Joel da Harpa (PP), que já teria externado sua vontade de disputar a prefeitura, seu partido o PP disputou a eleição com Cleiton Colins em 2016 mas não obteve sucesso na urna, agora a aposta de Eduardo da Fonte em ter o controle do segundo maior município do estado, pode ser com Joel da harpa.

Amaraji: A disputa pela prefeitura de Amaraji, na zona da mata sul de Pernambuco, deverá reeditar 2016, uma disputa entre Juninho Gouveia (PSB) e o atual prefeito Rildo Reis (PR). O clássico deve reeditar uma das disputas mais acirradas da história da política amarajiense. 


Câmara dos Deputados: O governador Paulo Câmara recebeu, na última segunda-feira (21.01), no Palácio do Campo das Princesas, o deputado Fábio Ramalho, atual vice-presidente da Câmara Federal e candidato ao comando da Casa. Assim como fez com Rodrigo Maia e João Henrique Caldas, na semana passada, o chefe do Executivo estadual debateu com o parlamentar mineiro projetos e ideias que podem contribuir para o avanço nas diversas áreas, principalmente social e econômica, em Pernambuco e no Brasil.
Participaram do encontro também os deputados Eduardo da Fonte e Gonzaga Patriota, além do secretário estadual da Casa Civil, Nilton Mota. A eleição que decidirá o comando da Mesa será realizada no dia 1º de fevereiro.

Petrolina: O prefeito Miguel Coelho entregou, nesta segunda-feira (21), 19 novas viaturas que vão reforçar a segurança de Petrolina. O investimento de R$ 1,2 milhão também engloba fardamentos, rádios, capacetes entre outros equipamentos para a Guarda Municipal. Com o reforço, a frota, que era de 7 veículos em janeiro de 2017, passa para 32 motos e carros para fiscalização e segurança da cidade. A frota nova conta com 2 caminhonetes Amarok, 8 minivans Spin e 9 motocicletas XRE. Ainda chegarão nas próximas semanas mais 2 caminhonetes Hilux e 2 veículos Palio Wagon. Também foram entregues equipamentos de proteção e para atuação dos guardas nas ruas (30 capacetes, 30 luvas, 30 joelheiras, 30 capas de chuva, 30 cotoveleiras, 40 rádios portáteis entre outros componentes).

Pergunta que não quer calar: Será que o prefeito Anderson Ferreira conseguirá se reeleger no primeiro turno? Caso vá para o segundo turno com Elias seria a guilhotina para sua carreira como gestor do município? 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!