Coluna desta sexta-feira 25/01/2019 - João Paulo uma incógnita na disputa pela prefeitura de Olinda

By Sanchilis Oliveira - 10:01



O ex-prefeito do Recife, e deputado estadual eleito pelo PCdoB, João Paulo, é a novidade pela disputa do controle do executivo municipal em Olinda.

Comandante da capital por oito anos, João Paulo passou por muitos episódios de glória e de derrotas no PT seu antigo partido, ganhou duas eleições para prefeito, elegeu seu sucessor, João da Costa, se elegeu deputado federal em 2010, mas também perdeu as eleições de 2012, quando disputou aquele pleito como vice-prefeito na chapa de Humberto Costa, após o impedimento de João da Costa de disputar a reeleição.

João Paulo e Professor Lupércio. Fotos: reprodução da internet 

Nas eleições de 2014 foi candidato a senador pelo PT, na chapa do na época candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB), perdendo a chapa majoritária toda naquele pleito após a morte do ex-governador Eduardo Campos em um acidente aéreo em São Paulo.

Com um poder de resiliência imensurável, João Paulo venceu as eleições de 2018 para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e tem seu nome cogitado pelo PCdoB, para disputar o controle do município, atualmente as muãos do prefeito Professor Lupércio (SD), que anda com a popularidade fragilizada com seus eleitores.

O reflexo da sua dificuldade na gestão, foi a mirrada votação de sua esposa Claudia (SD), na disputa de 2018 para deputada estadual, ficando bem distante de conseguir uma vaga na Alepe, obtendo apenas 23 mil votos.

O PCdoB aposta que o nome de João Paulo é o ideal para derrotar O atual prefeito, e voltar a comandar Olinda, como fez por 16 anos, com Luciana Santos hoje vice-governadora, e Renildo Calheiros atual deputado federal eleito.

Sertão de Pernambuco: O governador Paulo Câmara lança nesta sexta-feira (25.01), em Serra Talhada – município do Sertão do Pajeú – o Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses 2019. Ação de extrema importância na área da saúde pública, o programa estabelece atividades de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, e contará com um aporte de recursos superior a R$ 7 milhões, aplicados na educação permanente, compra de equipamentos e investimentos em infraestrutura.

O anúncio do Plano de Enfrentamento às Arboviroses acontece no auditório da Faculdade de Integração do Sertão, logo após a visita que Paulo Câmara fará às obras do Hospital Geral do Sertão (HGS) – Governador Eduardo Campos. Este ano, serão apresentadas algumas novidades, como o uso do aplicativo e-Visit@PE – desenvolvido no Mato Grosso do Sul – para qualificar o trabalho dos agentes de controle de endemias. Até o momento, mais de 850 agentes de endemias e técnicos de Vigilância de 51 municípios do Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR) já foram capacitados e estão utilizando de forma experimental a ferramenta. A expectativa é que até dezembro todos os profissionais dos 184 municípios do Estado, mais o distrito de Fernando de Noronha, sejam instruídos e insiram a nova tecnologia na sua rotina de trabalho.

Sebrae em Escada: Na manhã da última quinta-feira (24), o Prefeito Lucrécio Gomes Junto com o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Dr. Klaus Lima e o Coordenador do Salão do Empreendedor, Diogo Neto, receberam a Gestora de Projetos do SEBRAE – Mata Sul, Ana Marina Mendes. Na ocasião, foi apresentado a proposta de trabalho do SEBRAE em Escada e firmada a parceria com a Prefeitura para que sejam realizados diversos projetos de capacitação, consultoria e demais ações que possam surgir no decorrer do ano.

Petrolina: Além de revitalizar a margem do Rio São Francisco, o projeto Orla Nossa da Prefeitura de Petrolina, desenvolve trabalhos para melhorar a qualidade da água do afluente. Entre as ações, estão a identificação, notificação e multa por ligações clandestinas de rede de esgoto no município. Nesta quinta-feira (24), durante uma ação, foram descobertas irregularidades, que resultaram em multas a dois empreendimentos, localizados no bairro São José, os quais despejam dejetos diretamente no canal hídrico.

Janeiro roxo: A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, está desenvolvendo uma série de ações durante este mês, em alusão à campanha nacional denominada “Janeiro Roxo”, que tem como objetivo alertar e orientar a população sobre a hanseníase. Na última quinta-feira (24/01), pacientes da Unidade de Saúde da Família Charneca I e II, receberam representantes da Secretaria Municipal de Saúde e arte educadores, que de forma lúdica, informaram a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Ipojuca: A disputa eleitoral de 2020 deve reeditar em Ipojuca a briga entre os Santana e os Sales, deve entrar na disputa pela prefeitura a deputada estadual Simone Santana (PSB), que deverá contar com o apoio do governador Paulo Câmara, já do outro lado e com o controle da máquina deve tentar a reeleição a prefeita Célia Sales (PTB), desafeto do palácio nas últimas eleições a bprefeita deverá sentir mais uma vez o peso do governo do estado na disputa municipal. É briga de gente grande pelo controle a segunda maior economia do estado.

Pergunta que não quer calar: Lupércio conseguirá impedir o fato novo do PCdoB se alastrar por Olinda, e ameaçar uma possível reeleição sua?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!