Coluna desta quinta-feira 21/01/2019 - Lula Cabral uma força instável no Cabo

By Sanchilis Oliveira - 17:33

Eduardo da Fonte, Lula Cabral e Fabíola Cabral. Foto: reprodução do Facebook

O prefeito afastado do cabo de Santo Agostinho, Lula Cabra (PSB), não tem vivido seus melhores dias na vida política, prefeito eleito pela terceira vez para comandar a cidade, gozava até pouco tempo de grande prestígio com o eleitorado cabense, como também no meio político do estado de Pernambuco.

Mestre em ganhar eleições depois que venceu pela primeira vez para ocupar o executivo municipal do Cabo, tendo a época como seu principal rival o ex-prefeito Elias Gomes (PSDB), que indicava seu sucessor para aquele pleito. 

Lula elegeu por duas vezes seu irmão Everaldo Cabral (PP), como deputado estadual, e elegeu nas eleições de 2018 sua filha Fabíola Cabral (PP), para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, além de ter sido eleito deputado estadual pelo PSB em 2014.

Com todo esse capital político, Lula Cabral era um nome imbatível na política cabense. Mas no dia 19 de outubro de 2018, a Polícia Federal (PF) prendeu 22 pessoas em uma operação contra esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O prefeito Lula Cabral foi um dos detidos.

Com esse episodio, o Clã Cabral foi enfraquecido, e o prefeito teve sua credibilidade e imagem abaladas por consequência do escândalo que além da credibilidade lhe custou a liberdade, ficando detido por meses no Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel). Deixando a prefeitura sob a responsabilidade do vice-prefeito Kéko do Armazém (PDT), que desde então tem administrado o Cabo.

Para 2020, que deve protagonizar mais uma disputa entre os grupos Cabral e Gomes, a credibilidade do prefeito Lula Cabral, poderá não ter tanto peso assim, mesmo estando em prisão domiciliar, existem inúmeras restrições judiciais que não lhes permitem contato com pessoas não autorizadas pela justiça.

Quem ganha um fôlego com a baixa de Cabral, é o deputado federal Betinho Gomes (PSDB), que deverá entrar mais uma vez na disputa pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o deputado foi derrotado três vezes pelo grupo de Lula.

Nome natural na possível impossibilidade de Cabral disputar a reeleição, o vice-prefeito Kéko terá que mostrar trabalho nesses dois anos, além de se fazer conhecido na cidade, como se diz no dito popular, a sorte caiu no seu colo, agora é aproveitar e saber conduzir o processo.

Já Betinho, ganha uma retórica rica para atingir o governo e desestabilizar politicamente seu adversário, visto que o nome indicado por Lula em 2012, o ex-prefeito Vado da Farmácia (PP), também está enrolado com a justiça por várias suspeitas de desvios de recursos públicos da prefeitura.


Investimento em Pernambuco: Com 50% das obras concluídas, a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos progride a passos largos no Complexo Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Nesta quinta-feira (24.01), o governador Paulo Câmara visitou o empreendimento, ao lado da presidente do Aché, Vânia Machado, para observar o andamento das obras. Com previsão de conclusão para o próximo mês de julho, o equipamento já emprega cerca de 400 trabalhadores, sendo 80% de mão de obra pernambucana. Ao todo, estão sendo investidos R$ 500 milhões na fábrica.
A primeira etapa, que ficará pronta em julho próximo, será dedicada à embalagem de produtos sólidos e ao centro de distribuição. A expectativa é de que sejam ofertados mais três mil postos de trabalho diretos e indiretos após a conclusão total do parque fabril. “A fábrica do Aché com certeza vai ser referência para a produção de medicamentos em todo o Brasil, e vai exportar para vários países de todo o mundo, levando o nome de Pernambuco, do seu povo, da sua gente”, comemorou Paulo Câmara, que participou do lançamento da pedra fundamental da fábrica, em maio do ano passado. Paulo ressaltou ainda sua satisfação ao ver resultados positivos nos esforços empenhados pelo governo para atrair empresas do porte do Aché para Pernambuco, gerando mais emprego e renda no Estado.



Petrolina: Quando assumiu a gestão em 2017, o prefeito Miguel Coelho encontrou o único Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade fechado e as equipes de saúde bucal reduzidas. Passados dois anos, o serviço público em odontologia mais que dobrou e ganhou um novo marco nesta quinta-feira (25), com a inauguração de uma nova unidade especializada, no bairro Vila Mocó. 
O novo CEO foi entregue pelo prefeito Miguel Coelho numa solenidade com a participação das equipes odontológicas e pacientes que já receberam atendimento no primeiro dia de funcionamento da estrutura. O Centro de Especialidades tem sete consultórios e oferecerá procedimentos clínicos e cirúrgicos como canal, tratamento de gengivas, ortodontia preventiva (aparelho para os dentes) e implante de próteses dentárias. Além disso, o equipamento terá dois tipos de atendimento nunca ofertados na saúde bucal municipal: ortodontia preventiva para crianças de até 10 anos e especialista em disfunção temporomandibular (DTM).

Fim do Mandato: O senador Armando Monteiro (PTB-PE) encerra seu mandato na próxima semana com “o sentimento do dever cumprido”, conforme assinalou nesta quinta-feira, 24, em entrevista a uma emissora de rádio. “Posso dizer, sem pretensão de autoelogio, que tive uma atuação produtiva e correspondi à confiança do povo pernambucano”, acrescentou. Informou que nos oito anos no Senado foi autor de 129 ações legislativas, incluindo projetos de lei, PECs (Propostas de Emenda Constitucional) e requerimentos, e deu parecer a 358 proposições, entre medidas provisórias, PECs, projetos de lei da Câmara dos Deputados e do Senado, mensagens e resoluções. “Mais importantes que os números em si, são os impactos positivos destas propostas no ambiente econômico e na melhoria da vida do cidadão”, sublinhou Armando.

Pergunta que não quer calar: O deputado Betinho Gomes saberá aproveitar ocasião para vencer as eleições em 2020?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!