Audiência pública debaterá o autismo na Câmara do Recife

By Sanchilis Oliveira - 11:32

Reunião foi proposta pela vereadora Aline Mariano (PMDB). Ideia é tratar políticas públicas que garantam direitos e inclusão


Blog da Folha - O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, será tema de audiência pública na Câmara Municipal do Recife. O debate ocorrerá na próxima quinta-feira (6) e tem como convidados membros da sociedade civil e autoridades para tratar de políticas públicas que garantam direitos e inclusão a este grupo e, também, chamar a atenção para o preconceito. 

Segundo dados do governo dos Estados Unidos, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade — o equivalente a 1,47%. O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention) do governo estadunidense. Os dados são referentes a 2010. Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. 

Mas apesar de numerosos, os brasileiros autistas ainda têm dificuldade para encontrar tratamento adequado. “A ideia da audiência é discutir políticas públicas que garantam direitos e inclusão a este grupo. A sociedade ainda não está preparada para lidar com crianças especiais e incluem excluindo. Precisamos discutir mais essa complexa síndrome, suas suspeitas, diagnósticos, tratamento e pedir mais respeito e menos preconceito”, diz a vereadora Aline Mariano (PMDB), autora da proposta para realização da audiência pública. 

O autismo afeta três áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Ainda não se sabe a causa, nem há cura, apenas tratamento.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!