Prefeita de São José da Coroa Grande é afastada

By Sanchilis Oliveira - 13:01

Blog da Folha

prefeita de são Jose

A prefeita do município de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque (PDT), foi afastada do cargo. Investigada pelo Ministério Público do Estado (MPPE) por prática de nepotismo, ela foi comunicada da decisão judicial na noite desta segunda-feira (22). O juiz da comarca do município, Sander Sidney, determinou a posse imediata da vice-prefeita, Eliete Maria (PTB).

Elianai é esposa do ex-prefeito de Barreiros, João Baleia, condenado pela Lei da Ficha Suja e inelegível. Como não pôde disputar as eleições em 2012, João Baleia colocou a sua esposa como candidata. Ao ser eleita, ela indicou o seu marido para ser secretário de governo. Seis meses após o início do mandato, o MPPE abriu um inquérito civil. Ao todo, 13 parentes que estavam lotados na gestão foram afastados, incluindo João Baleia. Sete deles estavam empossados como secretários.

Os secretários afastados foram João Marcolino Gomes Júnior (Governo – esposo), André Dahoui (Meio Ambiente – casado com a sobrinha da prefeita), Cristiano José Ximenes (Município – genro), Thomaz Dantas Buarque Pinheiro (Turismo – sobrinho), Wagner Germiniano (Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Direitos – genro do irmão da prefeita) e Sahra Buarque Gomes (Juventude – filha).

Há ainda o gestor da Previdência Municipal, Luiz Antônio Trigueiro da Costa (casado com a sobrinha da prefeita), a servidora do município não concursada, Norma Nascimento Buarque (irmã), a médica do município Paloma Buarque Gomes (filha), a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Lívia Renata Rodrigues Alves (esposa/união estável do secretário de obras Fernando Rosa), a diretora de unidade, Raíssa Alessandra Buarque Pessoa (sobrinha da prefeita), a servidora da prefeitura não concursada, Luziara Reis Buarque (cunhada da prefeita), e o agente de combate às endemias, Bekson Bosco Santos de Melo (sobrinho da prefeita).

Elianai também está sendo investigada por desvio de recursos públicos. Uma auditoria do Tribunal de Contas deve ser feita para apurar as denúncias de corrupção.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!