Ministro diz que queimada em fazenda no Piauí foi a causa do blecaute

By Sanchilis Oliveira - 19:26

Diário de Pernambuco

lobãofoto O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Ainda não se sabe se a queimada foi natural ou provocada.
A ONS divulgou nota esclarecendo o apagão.
Veja na íntegra:
Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.
Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAES A, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, qu e conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Norde ste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:
. Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
. Presidente Dutra / Boa Esperança; e
. Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.
Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!