Porque Mary Gouveia não pode ser vice de Chico?

By Sanchilis Oliveira - 09:42

A deputada estadual foi anunciada na última sexta-feira (29) como candidata a vice-prefeita de Chico do Agrícola, mas pelo fato de ser esposa do atual prefeito não pode concorrer a cargo na linha de sucessão ao cargo de prefeito .

chico e vices1A constituição Federal diz no Art. 14 §7° São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge (esposo ou esposa) e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição (para o mesmo cargo). Ou seja, a deputada e esposa do prefeito entra na linha de sucessão por ser cônjuge sendo parente de primeiro grau do atual prefeito, entrando na inelegibilidade reflexa sendo impedida pela lei de ser candidata a qualquer cargo que seja na linha de sucessão como prefeita, vice-prefeita ou vereadora.

Como a convenção é um ato simbólico nada vale, pois pode haver substituição do nome por outro até o dia 05 de julho quando se encerram o período de registro das candidaturas.

Como há dias o prefeito Jandelson vinha sentindo dificuldades em conseguir um vice para seu candidato colocou o nome de sua esposa para ganhar tempo com a população, para não ficar a imagem que ele estava sem vice, porém a imagem que fica é que o prefeito mais uma vez tentou enganar o povo com atos fantasiosos e ludibriadores.

Fala-se no nome da vereadora Irmã Zui para substituir Mary, porém a vereadora também se encontra inelegível para o pleito 2012 por não ter um ano de filiação partidária no PR (Partido da Republica) sua atual sigla, só resta o nome de sua concunhada Drª Leila para disputar a eleições ao lado de Chico do Agrícola.

Redação do Escada News

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Sim.. ainda estamos vendo/ouvido que Mary está candidata a vice. E ai?

    ResponderExcluir
  2. Se Chico do Agrícola estiver assumindo cargo de Secretaria na Prefeitura e não tiver se afastado da funçao para concorrer ao Pleito, também pode ser impugnado. É isso. Quanto a Mary Gouveia , para mim não é novidade, pois já postei um come
    ntário em um mural de um fanático pelo prefeito alertando sobre a enganação. A questão é deiaram para depois dizer que é culpa da Oposição, para enganar o povo, só que Lei é lei e tem que ser cumprida e não burlada como estavam querendo fazer. É isso.






    Candidatura de Mary Gouveia a vice-prefeita em Escada é indeferida pela Justiça Eleitoral

    wp.me

    Por Edmundo Fernandes A impugnação da candidatura de Mary Gouveia a vice-prefeita de Escada, anunciada neste

    ResponderExcluir

Faça seu comentário aqui!