Jarbas justifica aliança com o PSB: a oposição não se entendeu, não tinha unidade

By Sanchilis Oliveira - 09:00

jarbasEm entrevista ao NETV da TV Globo, o senador Jarbas Vasconcelos, argumentou que a aliança histórica do PMDB com o PSB, do governador Eduardo Campos, foi decidida por causa do esfacelamento da oposição, que tinha quatro pré-candidatos antes da desistência do deputado federal Raul Henry (PMDB). "A oposição não se entendeu, não tinha unidade. A única proposta que vimos chance de mudar a cidade foi a do PSB", explicou.

Na semana passada, o governador lançou a candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio. O socialista defendeu que, por causa do racha interno, o PT perdeu as condições de liderar uma eleição e um governo. Nesta segunda-feira (25), os peemdebistas lançaram um comunicado oficializando apoio a Geraldo Júlio, cravando uma aliança histórica já que Jarbas e Eduardo eram adversários históricos. Desde o ano passado, os dois ensaiavam uma reaproximação, mas a aliança em 2012 era descartada.

A rixa se arrastava há cerca de 10 anos, quando Jarbas rompeu definitivamente com o avô de Campos, o ex-governador Miguel Arraes. Ambos eram aliados. Arraes apoiou Jarbas para prefeito do Recife em 1985. No ano seguinte, o peemedebista apoiou Arraes para o Governo do Estado. Em 1990, havia a especulação de que Jarbas sairia para governador e Arraes para senador. Entretanto, Arraes ingressou no PSB e conseguiu se eleger deputado federal. Jarbas perdeu o Governo do Estado para Joaquim Francisco. Em 1992, veio o rompimento definitivo. Arraes tentou emplacar Eduardo Campos como vice de Jarbas, que disse não. Em 2010, Jarbas e Campos se enfrentaram nas urnas e o socialista saiu como vencedor.
Jarbas está em São Paulo recuperando-se da cirurgia que precisou fazer para implantar duas pontes de safena e duas pontes mamárias. Ele recebeu alta do Hospital Sírio Libanês na sexta passada (22) e deve retornar ao Recife nesta quarta ou quinta.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!