UFPE terá vestibular para vagas em engenharias nos dias 8 e 9 de julho

By Sanchilis Oliveira - 14:08

Período de inscrição é de 15 a 25 de junho – resultado sai até 22 de julho.
UFPE também vai oferecer novo curso: engenharia de controle e automação.

G1 PE

enem 2012_thumb[2]Os alunos que gostariam de estudar engenharia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão mais uma chance para iniciar o curso em 2012. A Comissão de Processos Seletivos e Treinamento (Covest) da UFPE divulgou nesta quarta-feira (30) o calendário para o processo seletivo 2012.2, específico para preencher vagas de segunda entrada para os conjuntos de engenharia (CTG). O vestibular será realizado nos dias 8 e 9 de julho, e as inscrições acontecem no período de 15 a 25 de junho.

O professor Armando Cavalcanti, presidente da Covest, contou que a medida de dividir o tradicional processo seletivo, que já acontece há três anos, vem dando certo. “Os cursos de engenharia têm atraído forte demanda, especialmente em Pernambuco. Nós também temos tido a preocupação de oportunizar aos jovens mais uma opção de ingressar. Esse curso, na forma como foi oportunizado, faz com que estudante esteja sempre ligado aos estudos preparatórios, para enfrentar melhor o básico da engenharia”, contou.

A novidade para este ano é o curso de engenharia de controle e automação, que terá 20 vagas disponíveis. “Mais uma vez, a UFPE está preocupada em responder à sociedade, em relacão às novas oportunidades. Os engenheiros vão elaborar projetos de automação, visando maior produtividade e controle de qualidade. Isso nos diversos setores, como o petroquímico, tecnologia da informação e de alimento”, falou o professor Armando.

Ao todo, serão oferecidas 320 vagas, nos cursos de engenharia naval, civil, de alimentos, de materiais, de minas, elétrica, eletrônica, mecânica e química. A expectativa é de que mais de 4 mil candidatos se inscrevam nesse vestibular. As inscrições devem ser feitas no site da Covest e custam R$ 75. O manual do candidato deverá estar disponível no dia 13 de junho.

Em relação à greve dos professores da UFPE, a Covest informou que não entra nesse mérito. “O processo seletivo não será afetado”, garantiu o presidente Armando Cavalcanti. A previsão é de que as aulas se iniciem no dia 6 de agosto.

Seleção
Os candidatos para o processo seletivo precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que servirá como primeira fase do vestibular 2012.2. A segunda etapa será composta por provas de português e matemática, realizadas no dia 8 de julho, e química e física, no dia 9 de julho. A redação válida também será a do Enem.

“Antes os estudantes passavam seis meses parados. Com esse novo modelo, eles terão que ficar estudando. A gente já tem notado que os resultados têm melhorado muito, com menos reprovação”, contou o presidente da Covest. O resultado do vestibular 2012.2 está previsto para ser divulgado até o dia 22 de julho.

Incentivo
Os alunos que quiserem solicitar o incentivo de 10% na nota do vestibular terão que comprovar que podem receber o benefício, nos dias 17 e 18 de julho. Os candidatos devem comparecer à sede da Covest, localizada no bairro do Derby, no Recife, das 8h às 17h. Para ter o aumento na nota, o candidato precisa ter estudado em escolas públicas durante o ensino médio.

Vestibular 2013
A Covest também já divulgou o calendário inicial para o vestibular 2013 da UFPE. As inscrições irão acontecer de 11 de setembro a 5 de outubro de 2012. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro. Como primeira etapa, os candidatos devem realizar as provas do Enem 2012.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!