Projeto do TCE-PE leva palestras sobre cidadania a estudantes

By Sanchilis Oliveira - 16:35

“Tecendo a Cidadania” leva informações sobre como funciona o governo.
Escola pode agendar visita dos profissionais do TCE-PE.

Este ano, os eleitores vão às urnas para escolher vereadores e prefeitos no mês de outubro. Além do voto, é importante que a população acompanhe também o trabalho de quem foi eleito. Para isso, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) montou um projeto: o “Tecendo a Cidadania”. Ele é levado para as escolas, e os estudantes recebem informações sobre como funciona o governo.

O objetivo do projeto é despertar a consciência política e, sobretudo, esclarecer o papel de cada cidadão. As palestras estão percorrendo escolas do Grande Recife, como já aconteceu no Ginásio Pernambucano. Além de discutir questões ligadas à ética e cidadania, a turma pôde conhecer também um pouco mais sobre o trabalho de fiscalização do dinheiro público.

“O objetivo principal é despertar no cidadão a importância que ele tem no controle dos recursos públicos, que ele é um fiscal em potencial e pode auxiliar o Tribunal de Contas na sua ação fiscalizadora”, falou Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do projeto. Durante a apresentação no Ginásio Pernambucano foram distribuídas cartilhas sobre o tema.

Jhonatan Franklin, de 17 anos, vai votar pela primeira vez e acredita que o projeto o ajudou a estar mais preparado. “Com certeza me fez criar uma ideia de como fazer isso, de como me organizar e escolher devidamente meu representante e não só escolher, mas, sim, acompanhar o serviço que ele esta prestando à população, como ele está trabalhando, os projetos que ele tem feito. Isso foi fundamental”, falou.

Os professores também estão aprovando as iniciativas. “Como formadores de opinião, eles vão ter uma consciência política, como eles também vão reproduzir aos pais, familiares, aos outros amigos. Então, você acaba reproduzindo uma nova mentalidade de ver a política, de perceber a questão da política. Isso é fundamental”, falou o professor Paulo França.

As escolas que quiserem agendar uma visita da equipe do Tribunal de Contas podem ligar para o telefone: 3181-7963. A agenda para o mês de maio já está fechada. Ainda este ano, o TCE vai lançar um concurso de redação sobre o tema cidadania para alunos do ensino médio da rede pública.

G1 PE

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!