Conta de energia em Pernambuco vai aumentar 5,41% na fatura de maio

By Sanchilis Oliveira - 01:49

Decisão foi da Aneel e vale para 3,2 milhões de clientes da concessionária.
Reajuste atinge também outras distribuidoras do Brasil.

A energia consumida a partir do próximo domingo (29) vai ficar 5,41% mais cara em Pernambuco. O aumento será percebido pelos 3,2 milhões de consumidores a partir da fatura de maio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste atinge também outras distribuidoras do país e valerá tanto para os consumidores atendidos em baixa tensão (clientes residenciais) quanto para os de alta tensão (industriais e comerciais de médio e grande porte).

Entre os fatores que influenciaram o aumento estão a variação de 16,4% no custo da compra de energia em relação a 2011. Além disso, o uso de energia nova, de origem térmica, também encareceu os custos.

Para a definição do aumento são analisados os custos dos últimos doze meses pela própria distribuidora, que então encaminha um pedido à Aneel. Ele está previsto no contrato de concessão de todas as distribuidoras, e, além de ser um mecanismo de correção monetária, também serve para ajustar os custos que não estão sob o controle das concessionárias. Essa parcela é composta pela energia comprada para revenda, custos de transmissão, impostos, encargos setoriais e tributos.

Tarifa Social
Os clientes residenciais que forem classificados como baixa renda podem ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal que garante um desconto de até 65% sobre o valor da fatura. Os consumidores que estiverem interessados nesse benefício devem ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo, por pessoal, e apresentar o NIS à Celpe. Confira mais detalhes na cartilha online da distribuidora.

G1 PE

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!