Mais de seis meses depois de anunciada, dragagem do Rio Una começa em 15 dias

By Sanchilis Oliveira - 18:15

Foto: Aluísio Moreira/SEI/Divulgação

PALMARES Governador assinou ordem para início de obras da barragem de Serro Azul
Ao assinar a ordem de serviço para a construção da Barragem de Serro Azul, em Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou que em 15 dias começam as obras de dragagem do Rio Una. Foram cheias desse rio que devastaram diversas cidades da região nos anos de 2010 e 2011.
A dragagem foi anunciada no dia 17 de junho do ano passado, quando o governador entregou as primeiras casas para famílias desabrigadas, e deveriam ter começado em julho de 2011. À época, seriam dragados 13 quilômetros do rio, como conta a reportagem especial do NE10, Vizinhos do Una.
Os serviços de mapeamento e identificação dos materiais do fundo do rio começaram a ser feitos no final do primeiro semestre do ano passado. O estudo deveria ter ficado pronto em julho e as obras começariam em seguida.

Foto: NE10/Arquivo (17/06/2011)

JUNHO Análises do fundo do Rio Una foram feitas no primeiro semestre do ano passado
Naquele momento, o então secretário-executivo de Recursos Hídricos, José Almir Cirilo, informou que um trecho de 3,4 quilômetros estava mais comprometido passaria a ser dragado imediatamente. “Isso vai amenizar o impacto das enchentes”, disse à época Cirilo, que hoje é titular da pasta.
A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria de Recursos Hídricos, mas não teve sucesso.
BARRAGEM - O governador Eduardo Campos assina nesta sexta-feira, às 10h, em Palmares, a Ordem de Serviço para a construção da maior e mais importante obra destinada a evitar novas cheias na Mata Sul: a barragem Serro Azul. A obra será realizada através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado (SRHE) e vai receber investimentos de R$ 246 milhões, sendo parte vinda do governo federal e a outra parte de recursos do próprio estado.
A barragem Serro Azul será a maior dos cinco reservatórios que serão erguidos em Pernambuco, com capacidade de acumulação total de 303 milhões de metros cúbicos de água.
O maciço (paredão) do reservatório terá 1.012 metros de extensão com 65 metros de altura.
O lago que ela vai formar ocupará áreas dos municípios de Palmares (4,34km2 - 1,28% do município), Catende (2,99 km2 - 1,44% do município) e Bonito (1,74km2 - 0,4% do município), num total de 907 hectares. A obra tem prazo de execução de 18 meses.

Blog do Jamildo

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!