Proposta de reforma política prevê voto em lista e distrital para a Câmara dos Deputados

19:24

O projeto de reforma política que tramita no senado modificará totalmente o voto para deputado federal já em 2018 caso a proposta seja aprovada até setembro deste ano

Deputados Pastor Eurico (PHS-PE) e Daniel Coelho (PSDB-PE).

Está em tramitação no senado a proposta de reforma política que pretende modificar a forma como o eleitor votará para deputado federal, a mudança na constituição está na Comissão de Constituição e Justiça da casa legislativa. De acordo com os deputados e senadores não há concesso entorno de uma proposta que de fato reforme o processo eleitoral do Brasil.

O voto distrital já defendido anos atrás pelo senador José Serra (PSDB-SP), que divide as grandes cidades e os estados em distritos eleitorais, é a proposta que mais agrada a grande parte dos deputados, em conversa com o deputado federal Pastor Eurico (PHS-PE), o parlamentar afirmou "Não há nada definido, há uma grande confusão nessa reforma. Se colocarem a chamada lista fechada, os privilégiados serão os caciques dos partidos".

A posposta que muda o modo como o eleitor deve escolher seus representantes votando em lista fechada, é defendida pelo presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB-CE), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas a proposta não tem agradado a opinião pública e tem dividido opiniões em Brasília.

O deputado Federal Daniel Coelho (PSDB-PE), afirmou em conversa com o Blog do Sãnnchyllys Oliveira que "tem todo tupo de proposta na Câmara e no Senado. Não acredito que nenhuma delas atinja 308 votos necessários, quase impossível, por isso nunca tem reforma política".

A reforma política para valer já para as eleições de 2018, tem que ser aprovada até o mês de setembro deste ano.

You Might Also Like

0 comentários

Faça seu comentário aqui!

Twitter

Facebook